O reconhecido inchaço médias vem provocando e/ou acentua motorizados e os pedestres, aqui representados pelos cidadãos comum motorizados e os pedestres, ciclista, o cadeirante ou qualquer pessoa que busque uma acessibilidade ciclista, o cadeirante ou qualquer pessoa que inchaço da frota de veículos de cidades consideradas pequenas e provocando e/ou acentuando a concorrência desproporcional entre veículos a concorrência desproporcional entre veículos busque uma acessibilidade que possibilite consideradas pequenas e comuns, o idoso, o minimizar sua minimizar motora ao motora acessar uma acessar edificação ou edificação ou um sistema um viário para viário poder viver e poder viver e trabalhar. trabalhar dificuldade.
O direito de passagem do pedestre está assegurado pelo Código de Trânsito em O direito de passagem do pedestre está assegurado no seu art. 70. A boa prática é o motorista reduzir a velocidade, alertar os demais motorista de sua iniciativa e parar o seu veículo para o independentemente do fluxo de trânsito, preferencialmente nos locais indicados pela independentemente do fluxo de trânsito, preferencialmente nos locais indicados independentemente do fluxo de trânsito, preferencialmente nos locais indicados engenharia de tráfego municipal. engenharia de tráfego municipal Elementos de tranquilização do tráfego, os chamados traffic calming Elementos de tranquilização do tráfego, os chamados ultimamente vem sendo muito utilizados e adaptados em cidades que já sofrem o efeito ultimamente vem sendo muito do aumento desenfreado do número de automóveis desagradáveis da flagrante desvantagem Tratam-se de dispositivos urbanísticos que do tráfego de veículos motorizados. O mais comum são os chamados “quebra do tráfego de veículos motorizados que agora passam a contar com novas geometrias, formas suaves que agora passam a contar com novas geometrias adequada, trazendo mais obstáculos não mais precisam causar os danos nos veículos que origina a prática é o motorista reduzir a velocidade, alertar os demais motorista prática é o motorista reduzir a velocidade, alertar os demais motorista iva e parar o seu veículo para o pedestre passar. Isto deva ocorrer pelo Código de Trânsito em pedestre passar. Isto deva ocorrer traffic calming, e adaptados em cidades que já sofrem o efeito do número de automóveis, tudo para minimizar os efeitos flagrante desvantagem dos pedestres quanto à preferência no trânsito. de dispositivos urbanísticos que visam minimizar os efeitos negativos , tudo para minimizar os efeitos quanto à preferência no trânsito. minimizar os efeitos negativos formas suaves e sinalização mais conforto para ambos os usuários. Para os automóveis não mais precisam causar os danos nos veículos que originou . O mais comum são os chamados “quebra-molas”, para ambos os usuários. Para os automóveis, tais ou o seu nome.
Mudanças no traçado de ruas, instalações de barreiras, sinalizações realçadas, iluminação etc., são algumas das demais técnicas combinadas no desenho viário que objetivam educar, reduzir velocidade, assegurar a mobilidade e diminuir acidentes. Em Joinville ainda se vê poucas faixas de pedestres e ainda são tímidos os traffic calming, senão ausentes e desconhecidos pela maioria. Incentivar mudança cultural e definitiva em nossa cidade é necessário e felizmente é possível, pois cidades como Florianópolis, Balneário Camboriú e Blumenau são exemplos na adoção desta iniciativa, que tem tudo a ver com educação no trânsito, se devidamente executada pelos órgãos competentes e utilizada adequadamente pelos partícipes do sistema viário.
Por: Sidney Carvalho Eng.° Civil – Versal Engenharia e Consultoria Ltda.